SOBRE A S.A.I.

Sede Própria: Rua Mangaratiba, 316 – Cidade Dutra – CEP: 04811-010.
Fone: 5666-5118

QUEM SOMOS

Somos uma das mais antigas e organizadas sociedades de bairro do Município de São Paulo.
Devido ao seu persistente e sério trabalho em prol da comunidade, logo conseguiu prestígio e influência perante os órgãos públicos.
Declarada de Utilidade Pública pelo Decreto-lei Estadual nº 10.343 de 27/12/1968.
Eleita em 1969 como sendo a Melhor Sociedade de Bairro em reconhecimento a sua atuação em favor da comunidade.

FUNDAÇÃO

Entidade associativa fundada em 1950, por moradores da Cidade Dutra e adjacências, sem finalidades lucrativas, política ou religiosa, com caráter educativo, social, assistencial, cultural e cívico.

OBJETIVO

Reivindicar e colaborar com as autoridades competentes, a níveis municipais, estaduais e federais para a solução de problemas de interesse coletivo.

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

É administrado de acordo com o Estatuto Social (em anexo) aprovado na Assembléia Geral, realizada em 28/09/2004 e registrado em 15/12/2004 no 29º Tabelião de Notas de São Paulo-SP.
Seus Diretores e Conselheiros, de comprovada conduta ilibada, são eleitos pelos processos democráticos para mandato de dois anos e têm sentido de continuidade.
Os cargos da Diretoria e do Conselho não são remunerados.
Reuniões da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Conselho de Ética e Disciplina, bem como as Assembléias Gerais dos associados são registradas em Atas.
Os Ofícios enviados e recebidos das autoridades, assim como, os Relatórios Anuais de Atividades, Resultado de Receitas e Despesas e Demonstrações Contábeis são mantidos em arquivos.

PATRIMÔNIO IMÓVEL

Os moradores colaboraram financeiramente na construção da sede social própria a fim de possibilitar a ampliação dos trabalhos orientados para a solidariedade social.
A sede inaugurada em 15/09/1968 está localizada à Rua Mangaratiba, nº 316, Cidade Dutra – Interlagos, sub – Distrito da Capela do Socorro, na Capital do Estado de São Paulo.
A construção de 1144 m² numa área de 1467 m² consiste em:
Uma quadra utilizada para jogos, reuniões cívicas e sociais.
Dois salões para ginástica, cursos, etc.
Cozinha
Churrasqueira
Lanchonete
Sala de reunião para a diretoria
Sala para a Administração
Sala de troféus
Almoxarifado
Vestiários feminino e masculino
Sanitários
Duas portarias com respectivas guaritas
Saída de emergência com amplas portas de rápido destranque.
Extintores e mangueiras contra incêndios
Sistema de iluminação de emergência

FONTES DE RECURSOS

Os principais recursos para a manutenção da Sociedade baseiam-se na:
Locação de seus salões para palestras, cursos, futebol de salão, vôlei, aniversários, casamentos e outros acontecimentos sociais.
Cessão de espaço aos associados para propaganda comercial.
Venda de convites para eventos programados pelo Departamento Feminino, tais como, feijoadas com conjunto musical, jantares dançantes, bingos, chás, etc.

RESULTADOS ALCANÇADOS NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE INTERESSE COLETIVO

Através da união de esforços que mantém com a comunidade e autoridades, alcançou pleno êxito na luta pela melhoria dos transportes, iluminação, saneamento básico, segurança, saúde, educação, etc., da região.
Atendendo as reivindicações da comunidade, a eficaz e persistente atuação da SAI perante os órgãos competentes, redundou nas seguintes benfeitorias:
Criação da Administração Regional de Capela do Socorro
Funcionamento do Posto do INAMPS
Implantação de Agência dos Correios na Região
A Sociedade Amigos de Interlagos, enquanto aguardava a implantação da Agência, disponibilizou sua Caixa Postal nº 12.626 para receber toda a correspondência enviada aos moradores do bairro e das vilas vizinhas.
Dois dedicados voluntários da SAI entregavam diariamente a correspondência aos destinatários que residiam no bairro. Os moradores das vilas procuravam suas correspondência na SAI.
Instalação da 48ª Delegacia de Polícia
Organização Santamarense de Educação e Cultura – OSEC
Reforma e duplicação da antiga ponte de Interlagos
Solicitação da construção de Nova Ponte sobre o canal do rio Pinheiros
Melhoria no Posto de Atendimento Médico (PAM) da Cidade Dutra
Reabertura do Hospital-Maternidade de Interlagos
Criação do Posto de Atendimento do INSS na Cidade Dutra
Retomada das obras do Hospital Grajaú
Reinício das obras do Grupo Escolar de Interlagos
Reforma no prédio das Escolas Agrupadas Dr. Miguel Ferreira
Captação de águas pluviais, extensão da iluminação pública, colocação de rede de esgoto, guias, sarjetas, bem como, regularização e asfaltamento do leito carroçável de várias ruas e avenidas do bairro; implantação de transporte coletivo.
Proibição da Instalação do Incinerador de lixo (emissão de gases cancerígenos) ao lado do Autódromo de Interlagos

ASSISTÊNCIAL SOCIAL AOS IDOSOS

Uma das primeiras iniciativas foi a de franquear a freqüência de pessoas de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 55 anos ou que com idade inferiores há 55 anos que já se encontram aposentadas; as mesmas podem formar grupos de pessoas com a mesma faixa etária com o objetivo de realizarem na sede social: jogos, reuniões, bailes, festividades, ginásticas e terapia ocupacional.
A Sociedade Amigos de Interlagos, com este objetivo, em 1978, cedeu espaço para o grupo de idosos denominado Pioneiros da Cidade Dutra. Este Grupo foi reconhecido pela Legião Brasileira de Assistência – LBA para fazer parte do Programa Conviver.
Além de exercer suas atividades recreativas e sociais esses idosos até recentemente fabricavam anualmente 2000 brinquedos artesanais, numa pequena oficina improvisada na SAI, para distribuí-los gratuitamente no Natal, às creches e orfanatos sem apoio financeiro.
É promovida, semanalmente, a alegre Tarde – Dançante da Terceira Idade, com música ao vivo para os idosos que tenham mais de 50 anos e residam no bairro e adjacências; a entrada é franca e são oferecidos gratuitamente lanche e bebidas aos freqüentadores.
Senhoras idosas praticam ginástica de alongamento com fisioterapeuta, contratado pela SAI.
A SAI cobra das praticantes uma mensalidade de R$ 30,00; 70% deste valor são repassados ao terapeuta e o restante é destinado para cobrir despesas de manutenção, água, luz, etc.

ATIVIDADES COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS.

A Entidade desenvolve também trabalho voltado ao desenvolvimento físico e moral de crianças, de adolescentes e de jovens.
As crianças e adolescentes praticam futebol de salão e ginástica sob a orientação de professores especializados.
Os jovens de ambos os sexos são preparados gratuitamente por um treinador para disputarem campeonatos de voleibol com importantes times amadores da Grande São Paulo.
As equipes da SAI se destacam pelo elevado número de participações em campeonatos e vitórias sobre equipe de alto valor técnico.
Com muita dedicação e entusiasmo conquistaram até o presente momento os seguintes troféus:
Equipe Feminina
10 medalhas de ouro
03 medalhas de prata
01 medalha de bronze
Equipe Masculina
09 medalhas de ouro
07 medalhas de prata
03 medalhas de bronze
Anualmente o Departamento de Esportes promove o Campeonato Criança Feliz com o objetivo de arrecadar brinquedos para serem distribuídos às crianças carentes.

OUTRAS ATIVIDADES ASSISTENCIAIS

A SAI, em 1988, com a colaboração do seu Departamento Feminino participou ativamente da Campanha do Agasalho para os flagelados do Rio de Janeiro, Rio Branco (Acre) e Litoral Norte.

Foram entregues na SAI, diariamente e durante três anos, tíquetes para leite gratuito destinado a 100 famílias carentes.
A SAI continua arrecadando anualmente agasalhos para distribuí-los a necessitados da região.

INFORMATIVO

É publicado trimestralmente o Informativo SAI distribuído aos moradores da região e adjacências. O objetivo da SAI ao publicá-lo é o de fomentar o debate de questões consideradas importantes para a sociedade, contribuindo assim para o avanço das instituições organizadas.